sábado, 25 de abril de 2009

35 anos depois... o 25 de Abril resumido:

Video da participação da Quinta do Bill com o tema "Maré Alta" de Sérgio Godinho no programa "Vozes que Abril Abriu" da RTP1, inserido nas comemorações do 35º aniversário do 25 de Abril.

"No dia 24 de Abril de 1974, um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva de Carvalho instalou secretamente o posto de comando do movimento golpista no quartel da Pontinha, em Lisboa.
Às 22h 55m é transmitida a canção ”E depois do Adeus", de Paulo de Carvalho, pelos Emissores Associados de Lisboa, emitida por Luís Filipe Costa. Este foi um dos sinais previamente combinados pelos golpistas e que desencadeou a tomada de posições da primeira fase do golpe de estado.
O segundo sinal foi dado às 0h20 m, quando foi transmitida a canção ”Grândola Vila Morena“, de José Afonso, pelo programa Limite, da Rádio Renascença, que confirmava o golpe e marcava o início das operações. O locutor de serviço nessa emissão foi Leite de Vasconcelos, jornalista e poeta moçambicano.
O golpe militar do dia 25 de Abril teve a colaboração de vários regimentos militares que desenvolveram uma acção concertada.
No Norte, uma força do CICA 1 liderada pelo Tenente-Coronel Carlos de Azeredo toma o Quartel-General da Região Militar do Porto. Estas forças são reforçadas por forças vindas de Lamego. Forças do BC9 de Viana do Castelo tomam o Aeroporto de Pedras Rubras. Forças do CIOE tomam a RTP e o RCP no Porto. O regime reagiu, e o ministro da Defesa ordenou a forças sedeadas em Braga para avançarem sobre o Porto, no que não foi obedecido, já que estas já tinham aderido ao golpe.
À Escola Prática de Cavalaria, que partiu de Santarém, coube o papel mais importante: a ocupação do Terreiro do Paço. As forças da Escola Prática de Cavalaria eram comandadas pelo então Capitão Salgueiro Maia. O Terreiro do Paço foi ocupado às primeiras horas da manhã. Salgueiro Maia moveu, mais tarde, parte das suas forças para o Quartel do Carmo onde se encontrava o chefe do governo, Marcello Caetano, que ao final do dia se rendeu, fazendo, contudo, a exigência de entregar o poder ao General António de Spínola, que não fazia parte do MFA, para que o "poder não caísse na rua". Marcello Caetano partiu, depois, para a Madeira, rumo ao exílio no Brasil.
A revolução resultou na morte de 4 pessoas, quando elementos da polícia política (PIDE) dispararam sobre um grupo que se manifestava à porta das suas instalações na Rua António Maria Cardoso, em Lisboa."
Origem: Wikipedia

5 comentários:

Rute disse...

Foi muito giro o programa, mas o José Luís Peixoto apresentar os Quinta do Bill, foi para mim uma surpresa bastante agradável!!!
bjokas

moises disse...

Para mim foi uma honra!!

Rute disse...

"na hora de pôr a mesa, éramos cinco:
o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãs
e eu. depois, a minha irmã mais velha
casou-se. depois, a minha irmã mais nova
casou-se. depois, o meu pai morreu. hoje,
na hora de pôr a mesa, somos cinco,
menos a minha irmã mais velha que está
na casa dela, menos a minha irmã mais
nova que está na casa dela, menos o meu
pai, menos a minha mãe viuva. cada um
deles é um lugar vazio nesta mesa onde
como sozinho. mas irão estar sempre aqui.
na hora de pôr a mesa, seremos sempre cinco.
enquanto um de de nós estiver vivo, seremos
sempre cinco." José Luis Peixoto

(um dos meus preferidos)

Rosinha disse...

Foi um belo momento televisivo e uma boa forma de relembrar o 25 de Abril!
Quanto ao José Luis Peixoto, achei que foi o apresentador adequado para a banda, tornou aquele momento ainda melhor!

PAJO disse...

Adorei assistir a este programa ao vivo e voltei a vê-lo no dia 25 e como o gravei, já vi mais uma vez.
A vossa actuação foi excelente.O meu filhote Daniel de 4 anos já canta a Maré Alta, enquanto imita o Cató a tocar guitarra!Conseguiram fazer um hino a partir de uma música muito pobrezinha.Além disso e do facto de ter sido especial a vossa apresentação pelo José Luís Peixoto,há algo que para mim me dá ainda mais alegria...é o facto de os Quinta do Bill aparecerem 2 dias seguidos na televisão, pois no dia seguinte (26 de Abril) estiveram presentes no programa da noite da TVI com os "putos" a cantar felizes os Filhos da Nação.
Continuem por mais 21 anos e obrigado pelos muitos momentos de alegria que me proporcionam com a vossa música tão única e especial.
Grande abraço...beijinhos para a Dalila e para as minhas amigas Rosinha e Rute!