segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Em memória de João Aguardela

A música portuguesa está de luto ao perder uma voz que marcou a década de 90.
João Aguardela faleceu ontem vítima de doença prolongada no Hospital da Luz em Lisboa.

Quem não se lembra de desbundar com "Vida de marinheiro"? ou "Vamos ao circo"?

João Aguardela, deu voz do grupo Sitiados, tal como vários grupos que se destacaram na década passada, passaram por vários concursos de música portuguesa em que se destacamos o 5º Concurso de Música Moderna Rock Rendez-Vous onde participaram com "A noite", tema mais tarde recuperado pelo projecto "Resistência".

Quando o segundo trabalho dos Quinta do Bill começou a ser deliniado, João Aguardela deu voz à "Sra. Maria do Olival" tendo feito alguns concertos com a banda posteriormente.
Além de compositor e letrista nos Sitiados em que juntava o rock com a música tradicional, ainda esteve envolvido em projectos como "Megafone" e "Linha da Frente".

Actualmente, João Aguardela, Luís Varatojo (Peste & Sida/Despe & Siga) e Maria Antónia Mendes, constituiam "A Naifa", um projecto que reveste o fado com uma sonoridade contêmporanea.

"(...)os dias sem ti

são todos iguais

são dias sem fim

são dias a mais(...)"

Até sempre João...

UPDATE:"Era um criativo à procura de novos roupagens para as nossas raízes da música tradicional", Carlos Moisés (Blitz)

2 comentários:

Cláudia Paiva Silva disse...

soube da noticia há pouquíssimos minutos... estou ainda em choque, para mais porque nem sabia que ele estava doente... olhem... nem vos digo mais nada. tenho o estomago às voltas.. =(

Anónimo disse...

Parece que estou hoje a ver o ínico concerto dos Sitiados que vi até hoje...ainda guardo com carinho o autógrafo que o João Aguardela me deu, muito elaborado! Andava para ir ver os Naifa...quando os vir,com certeza terei na memória o João.