segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Outonos da Vida em Tomar

Podia ser apenas mais um dia de Outono… mas não! Era um dia especial… um dia de solidariedade! A festa estava programada para as 21h00m mas havia festa na Catedral e os olhos e ouvidos estavam postos no jogo de Portugal… Intervalo no futebol, vamos à festa em Tomar! As luzes apagam-se e ouvem-se ao longe vozes a cantar… começou o espectáculo. Das seis actuações previstas, foi o Coro Misto do Canto Firme de Tomar a dar o pontapé de saída. Mas para muitos, as surpresas ainda estavam para começar…
Chegaram os Filarmónica Fraude mas ninguém se sentiu defraudado, às músicas de há 40 anos juntaram-se dois temas recentes para demonstrar que a música não tem idade e a solidariedade também não.

Dyonysyo.com são um projecto do Entroncamento, que arriscou no mundo da música, com o compromisso de disponibilizar grátis, para download, uma música por mês, durante todo o ano de 2008. Adorei a “Rua da Chuva”. “Fim da Linha” foi a última das canções divulgadas e tornou-se também no Hino da Associação Outonos da Vida. Está para breve o lançamento do CD “Cópia Legal"!

Depois do intervalo mais uma surpresa, pelo menos para quem ainda não conhecia os Hyubris. Eles, vestidos de preto e farta cabeleira, começam a tocar. Ela entra, canta e encanta. Com uns pulmões poderosos e os agudos mais agudos que alguma vez ouvi, os Hyubris demonstraram que se faz muito boa música em Portugal. Até parecia fácil cantar assim!

Mas em celebração dos Outonos da Vida, num 10 de Outubro que mais parecia Verão, a banda que se seguiu lembrava a Primavera. Os muito jovens Ginkgo Biloba vieram de Lisboa mostrar o seu rock e trouxeram também uma ruidosa claque que aplaudia energeticamente todos os artistas da noite. A noite era de solidariedade e foram feitos os agradecimentos, vieram os depoimentos e foi dado a conhecer o trabalho desenvolvido pelos voluntários da Outonos da Vida.
Mas o ponto alto da noite acabou por chegar… e mais pessoas também. E ao fim de horas de espera desenganem-se aqueles que pensavam que o público estava cansado! A jogar em casa, a melhor banda nacional, brindo-nos com “Um Mundo para Ti”. O público cantou, os braços agitavam-se no ar… porque será que é tão difícil ouvir Quinta do Bill sentado? Seguiu-se Senhora Maria do Olival e o público rendia-se à música. As palmas substituíam o bombo e já se dançava nas cadeiras. As vozes ecoaram com o “Se te amo”. Quando o Moisés pediu pra se levantarem ninguém hesitou, e o Cine-Teatro Paraíso delirou ao som de “Voa (voa)”. Será que houve alguém que não tivesse cantado? Duvido!!!! Uma plateia diferente do normal nos espectáculos da Quinta, demonstrou que a idade não pesa e que todos se sentem leves e vibram ao som da boa música portuguesa. Tomar voou!
Mas algo único estava para acontecer… O encontro de gerações, a partilha e a humildade reuniram-se no palco que parecia pequeno para tanta música. A Quinta chamou a Filarmónica Fraude e, num momento único, surpreenderam todos aqueles que permaneciam em pé à espera da continuação do espectáculo. As vozes cantaram em uníssono o “Menino” numa simbiose de versões que agradou a todos.
A causa era nobre e todos deram o seu melhor! A noite foi de solidariedade, Portugal ganhou e até a Dinamarca foi amiga…
Portugal merece conhecer a boa música que se faz… Uma grande noite que ainda assim soube a pouco. Dizia a letra de “Fim da Linha” que “pior do que o esquecimento é não ter o que lembrar” mas este foi um espectáculo que ficou certamente na memória de todos.

Texto de Mara Simões; Fotos de Rute Antunes

2 comentários:

moises disse...

Parabéns Amigas bonita e sentida reportagem.
Eu tambem adorei a festa.Vale sempre a pena ser solidário,cá por dentro saímos sempre a ganhar.

Rosinha disse...

Deu para ver por esta excelente reportagem que este foi um grande evento e um bem haja para todos aqueles que contribuiram para a realização do mesmo! Como diz o Moisés "vale sempre a pena ser solidário".
Beijinhos a todos